HISTÓRIA DO HÉLDER NO ALGÉS, NO BASQUETEBOL E NA VIDA


• O Hélder Semedo (nascido a 21.dez.2001) apareceu e chegou ao nosso clube no início da época passada com o objetivo de jogar nos sub18. Simples... queria "apenas" ser feliz e jogar basquetebol. Simples. Legítimo, tinha talento suficiente. "Desafio" aceite, apesar de ser o último ano da formação.

Tinha vindo para Portugal não há muito tempo, com a mãe e mais família - não há obviamente nenhum processo de scouting... 😮🤔 - integrado na escola, na comunidade, apoiava os irmãos, etc, etc... e "SÓ" queria jogar e ser feliz. Achou que o Algés era o clube positivo para os seus objetivos. Ainda bem.

• Na inscrição 2018/19, tendo já jogado em Cabo Verde, e por ser menor e estrangeiro, o processo teve que ser validado/remetido à FIBA. Com o apoio logístico da FPB - obrigado sincero caríssima Paula Cunha por todo o esforço neste processo - numa primeira fase do dossier elaborado para remeter à FIBA, a mesma responde a exigir os 'normais 😤' 3000 francos suíços (pouco menos em Euros... 👌) para validar a inscrição ao abrigo de mecanismo de solidariedade afeto a transferências internacionais de menores. Verba impensável, claro...

Infelizmente assim o Hélder não podia ser inscrito - atleta sempre ao corrente da situação -, mas ele sempre a treinar... com treinadores e companheiros a apoiar. Insistimos no processo, foram adicionados mais 'n' documentos no tal dossier que atestavam a boa fé da inscrição... mas a FIBA manteve a 'cega' exigência da verba. 'Cega' sim 😠😡😡😡. Entretanto já estamos em Dezembro de 2018... e o Hélder sempre a treinar.

Não deu... dramática e ingloriamente não deu. Fomos honestos e verdadeiros no cenário transmitido. Ele só queria ser feliz... mas a FIBA não "deixava". Hélder podia ter desistido, facilmente podia ter desistido, mas não... continuou a treinar e a treinar (dos mais assíduos). Mesmo sabendo que não podia jogar. Exemplar, verdadeiramente exemplar.

Tinha que esperar pelos 18 anos e deixar de ser menor. ♡ Ele merecia ser feliz. - O Algés Basquetebol garantiu-lhe que ia fazer parte do plantel dos seniores masculinos 2019/2020. Isso não era discutível. Ele merecia. Mesmo só fazendo 18 anos no final de Dezembro e mesmo sem a total garantia de inscrição, mas tendo boas expetativas diga-se. ♡

E o Hélder sempre a treinar. Horas tardias, dificuldades, aprendizagem... sempre a treinar.

Chegou o 21 Dezembro de 2019 da 'maioridade'... e entrou o processo de inscrição na FPB. Validado. Sim... o Hélder já estava apto para jogar. Sim!!!!

☆ Hoje, domingo 5 de Janeiro de 2020, volvidos 16 meses (!!!!) de treinos, sim repito 16 meses (!!!!) de treinos... o Hélder jogou 5 minutos frente ao Odisseia no CN 1 DIvisão!!!! E com uma Vitória!!!

• Chegou cedo ao Garden, esqueceu-se do passaporte (ai o nervosismo 😁😁😁😁) mas foi buscar a casa (claro), equipou-se, aqueceu, esteve a "jogar sentado", fez uns minutos, foi especialmente feliz.

☆ Atletas, treinadores, pais, amigos, todos... do Algés e de todos os clubes, o Hélder é mesmo exemplo. Podem partilhar e promover a história, porque é justo e exemplar. Ganhar, perder, medalhas... é importante, sim, mas o desporto é (mais) isto!!!! É isto!!!! Estes são valores que valem a pena. ☆

Qual vai ser o futuro? Ninguém sabe mas isso não interessa nada. Interessa o PRESENTE. O Hélder já pode jogar!!! E sempre a treinar. Vai ter que merecer ser convocado e merecer jogar, claro. Ele sabe bem o valor do esforço.

O Algés e o Algés Basquetebol têm orgulho em todo o apoio que deram, dão e darão neste caminho, mas o Hélder é que deve ter (e ser) maior orgulho neste caminho. "HÉLDER, sem lamechices, tem orgulho em ti. Sim!!!! Nós é que temos que agradecer!"

E siiiiiiga o caminho. Sim, porque ganhaste 2 ressaltos... mas ainda não marcaste pontos 😮😮😮😮. A vida segue e há sempre muito a conquistar. OBRIGADO, MUITO OBRIGADO pelo exemplo!!! CLAP CLAP CLAP CLAP!!!!

V V V SAD ALGÉS ALGÉS ALGÉS!!!!

46 visualizações

Sede e Pavilhão:

Avenida Combatentes da Grande Guerra, 88
1495-035 Algés

Telefone Geral: 214 118 660

email: basquetebol@algesedafundo.pt